Vídeo mostra infestação de formigas em CTI de maternidade na capital; imagens impressionam






















Circula pela internet um vídeo em que é possível ver formigas nos leitos do Centro de Terapia e Tratamento Intensivo (CTI) neonatal da Maternidade Odete Valadares, no bairro Prado, na região Oeste da capital.



Funcionários da unidade de saúde registraram as imagens, que foram postadas pela Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg).



Segundo a Asthemg, apesar dos cuidados diários na limpeza, dezenas de formigas têm surgido caminhando sobre os recém-nascidos, nos matérias, tubos, equipamentos de soro e até mesmo nos rostos dos bebês.



No vídeo, é possível ver as formigas dentro de uma incubadora em cima dos bebês e até em uma sonda.



“Isso já vem acontecendo há alguns dias. Mesmo com as reclamações e denuncias dos funcionários para a direção do hospital, exigindo uma providência para solucionar o problema, nada tem sido feito. Esse é o ponto que chega a negligência da administração do hospital com o cuidado dos pacientes”, disse a associação.



Em comunicado à imprensa, a Maternidade Odete Valadares e a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) reconheceram o problema.



Segundo as instituições, uma dedetização com um formicida mais potente foi realizada no local. Desta forma, os bebês foram remanejados para outros leitos. De acordo com a Fhemig, todos estão bem.