Bebês podem ou não tomar suco? Qual a idade indicada? Pediatra responde!





















O pediatra Dr. Moises Chencinski é categórico em sua resposta: não! Os bebês não devem tomar nenhum tipo de suco antes de 1 ano de idade, muito menos os industrializados, que vêm em caixinhas, cheios de cores e sabores para chamar a atenção dos pequeninos.




Por que bebê não pode tomar suco?

De acordo com o médico, o suco natural não é tão saudável como a polpa da própria fruta, que contém muito mais fibras e nutrientes do que sua versão líquida. Dados da Academia Americana de Pediatria (AAP) destacam que os sucos não oferecem nenhum benefício nutricional para os bebês de menos de 12 meses.



Para os pequenos com menos de 1 ano, o médico recomenda que comam a fruta in natura e bebam apenas água, além do leite materno, que é o principal responsável para o desenvolvimento e crescimento do bebê, muito mais do que qualquer outro alimento.

A preocupação é que, ainda bebês, o suco, que não oferece benefícios nutricionais, substitua alimentos realmente necessários, como leite materno ou fórmula e suas proteínas, gorduras e minerais, como o cálcio.








Quando dar suco às crianças?

Caso queiram introduzir a bebida na alimentação dos filhos, o ideal é que as mamães comecem devagar, para que a criança vá se acostumando com aquele gosto estranho ao seu paladar.

A recomendação, segundo o Dr. Moises Chencinsk, é que a criança entre 1 e 6 anos tome de 120 a 180 ml de suco natural por dia, e a partir dos 7 anos, tomem 250 ml de suco por dia, no máximo.

FONTE: Vix