Paracetamol: Pode ser usado na gestação? Pesquisas apontam sérios riscos ao bebê.









Gente! avisem o máximo de amigas que puderem! 
Eu tomei esse medicamento a minha gestação toda, por indicação da minha obstetra, acreditando que não traria nem um mal ao bebê. Porém, nos últimos meses, algumas pesquisas fizeram descobertas preocupantes em relação ao uso do paracetamol na gestação.

O primeiro estudo, divulgado em fevereiro de 2016 e realizado pelas universidades de Bristol, Reino Unido, e Oslo, Noruega, descobriu que o uso de paracetamol na gestação aumenta o risco de o bebê ter asma. 

Já outros dois estudos, relacionaram o uso de paracetamol a sérios problemas no cérebro no bebê. Uma pesquisa divulgada em julho de 2016 descobriu que o uso de paracetamol na gestação aumenta as chances de bebês meninos desenvolverem autismo. ( A explicação de por que se encontrou uma relação com um aumento de sintomas do espectro autista só em meninos poderia ser pelo fato de “o cérebro masculino parecer ser mais vulnerável a influências danosas durante os primeiros períodos da vida”, afirmou a principal autora do estudo, a médica Claudia Avella-García.) O estudo foi publicado na revista científica International Journal of Epidemiology e contou com a participação de 2644 mães e seus bebês. Este mesmo estudo também apontou que o uso de paracetamol eleva as chances de Déficit e Atenção e Hiperatividade em bebês de ambos os sexos.


Um terceiro estudo, publicado em agosto de 2016 pela Universidade de Bristol também notou que o uso de paracetamol na gravidez aumenta as chances do bebê ter Hiperatividade e foi além.Esta última pesquisa, feita com 7796 gestantes, concluiu que o uso de paracetamol na gestação está associado a problemas gerais de comportamento nos bebês. De acordo com os estudiosos, grávidas que usaram paracetamol entre 18 e 32 semanas tiveram maiores chances de ter filhos com problemas de comportamento e hiperatividade. Já as grávidas que usaram o paracetamol a partir de 32 semanas tiveram maiores chances de ter filhos com problemas emocionais maiores.

Os pesquisadores concluem o estudo com a seguinte afirmação: “Crianças expostas ao paracetamol durante a gestação têm maiores riscos de desenvolverem múltiplas dificuldades de comportamento. Considerando o grande uso de paracetamol feito entre gestantes, esta descoberta tem uma grande relevância em termos de orientações em relação à saúde pública”.

A principal teoria dos cientistas sobre a razão pela qual o paracetamol causa estes problemas no cérebro do bebê é que ele leva a complicações no desenvolvimento neurológico devido à uma ruptura na função endócrina, o sistema do corpo que regula os hormônios.


Para que serve o paracetamol ?

O paracetamol é recomendado para redução da febre e alívio temporário de dores leves a moderadas como: dor de cabeça, dor no corpo, dor de dente, dor nas costas, dores leves devido a artrites e cólicas menstruais, dores musculares e dores associadas a resfriados comuns. Lembrando que o paracetamol é o princípio ativo do Tylenol

________ ___________


  

 Ei psiu! Clique nos anúncios, é rápido fácil e ajuda MUUUITO o nosso blog!
Entenda melhor AQUI

Visite nossa Página no Facebook Página Diário das Mamães
Nosso Canal no YouTube Canal Diário das Mamães
E nosso Instagram: Instagram Diário das Mamães
      


© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo