Espanhol retrata a amamentação prolongada em ensaio fotográfico

O Projeto chama-se "Lactancia infinita" que reúne fotos de mães dando de mamar aos filhos de forma espontânea e natural.



A amamentação prolongada ainda é motivo de  preconceito por grande parte das pessoas.
E o projeto "Lactancia infinita", do fotógrafo espanhol Gaby Riva, tenta mudar essa visão. Especializado em ensaios infantis, newborn e de gestantes, Riva fez um ensaio fotográfico no qual retrata 14 mulheres oferecendo o peito para os seus pequenos em situações cotidianas e espontâneas. Para o autor dos cliques, a exposição, que está em cartaz na Espanha, não é uma maneira de impor paradigmas, mas sim de agregar todos em torno de um processo natural - e que deveria ser tratado dessa forma.



Mas até quando amamentar? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses de vida e complementar até os dois anos. Mas isso não significa um prazo para o desmame acontecer. Na verdade, diversos estudos apontam que a amamentação prolongada traz grandes benefícios para as crianças, como proteger contra infecções respiratórias, diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de favorecer a capacidade cognitiva. Dados da UNICEF mostram que, no segundo ano de vida, 500 ml de leite materno fornece 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína e 31% do total de energia de que uma criança precisa diariamente.
Por isso continuar amamentando ou não é uma escolha total e exclusiva da mãe e do bebê.
 
 
Benefícios da amamentação prolongada para a criança:
  • Diminui o risco de alergias
  • Protege contra infecções respiratórias, entre outras
  • Promove uma melhor nutrição
  • Diminui risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes
  • Reduz chance de obesidade
  • Favorece a capacidade cognitiva
  • Melhora o desenvolvimento da cavidade bucal

Independente do tempo da amamentação é importante ressaltar que varia de mãe para mãe, e de bebê para bebê. Se você tem condições de permanecer amamentando após os 2 anos de idade da criança, e é sua vontade continuar, não se prive desse momento por olhares ou comentários maldosos.
E mães que assim como eu, não tiveram como prosseguir amamentando não se culpe, o conceito de mãe não é dado pelo tempo que amamentou, nem pelo jeito que trouxe o filho ao mundo, uma boa mãe é aquela que zela pelo bem de sua família e o bem estar de seu filho, vamos deixar de lado os "palpiteiros" e seguirmos nossos instintos de mãe, sem culpas, apenas exercendo a  função que tanto amamos!

Veja o ensaio completo no Blog Mil Dicas de Mãe!

 
 
Visite nossa Página no Facebook Página Diário das Mamães
Nosso Canal no YouTube Canal Diário das Mamães
e nosso Instagram: Intagram Diário das Mamães



© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo