Chega de Fraldas - Dicas para ajudar no Desfralde.


Olá mamães estou aqui para trazer um tema muito pedido lá na página, dicas para o desfralde! Eu estou começando o processo, observando se meu filho já apresenta sinais de que está pronto para o desfralde, é um passo importante, a observação! Evita transtornos e respeita o tempo da criança, assim minhas chances de obter sucesso ao iniciar o projeto aumentam!

É uma fase bem marcante no desenvolvimento da criança, arrisco dizer que é um dos primeiros atos de independência, e autonomia que elá terá!
Também é um momento delicado que exige muita paciência dos pais.

Os especialistas recomendam que a fralda não seja tirada muito antes dos 2 anos, pois a criança ainda não está preparada, você vai se frustrar à toa e pode criar traumas em seu filho. Não adianta forçar a natureza.

Para a criança se torna difícil pelo fato de ter que parar tudo que está fazendo para ir ao banheiro, saindo da zona de conforto de poder fazer quando quiser sem interromper o que está fazendo, por isso muitas resistem.
 O segredo do desfralde é observar se a criança apresenta sinas de que está pronta para desfraldar, em torno dos 18 meses é um ótimo período para isso.


Os sinais são:

  • A criança já aprendeu a andar
  • Tem paciencia para ficar sentada
  • Faz bastante xixi de cada vez
  • Fica "seca" por, pelo menos três ou quatro horas, ou seja, consegue segurar o xixi.
  • Não gosta de ficar com a fralda molhada ou "suja"
  • Sabe o lugar dos objetos e sabe guarda-los corretamente
  • Sente interesse a ver os adultos indo ao banheiro
  • Faz xixi e coco em horários previsíveis e tem consciência do próprio corpo.

Antes de iniciar o processo é recomendável que se tenha uma conversa com a criança, na conversa mostre-a o penico ou o redutor de acento,
e lhe mostre como se faz para usa-los.


  • Se você optar pelo penico, fique atenta que ele não é um brinquedo, que se possa usar pela casa toda, é importante estabelecer limites adequados, Mostre a criança que cada coisa tem seu lugar, e que agora lugar de fazer xixi e coco é no banheiro.
  • Se você optar pelo redutor, providencie um apoio para os pés, facilita muito a criança a realiar a tarefa com mais facilidade, por motivos obvios: A criança fica insegura não sentindo o chão aos seus pés, pois o vaso sanitário é alto.

  1.  A segunda razão é fisiológica, o apoio facilita para fazer força, o que é necessário para expelir o coco.

Iniciando o processo:


Evite épocas de grandes mudança, tenha uma rotina mais calma para iniciar o processo. Escolha uma estação quente, pois os escapes de xixi deixam a criança molhada e desconfortável.
Lembre-se de sempre perguntar a criança se ela não está com vontade de ir ao banheiro, estimule-a.
 Deixe seu filho de cueca ou de calcinha e com roupas leves, para facilitar. Explique que ele deve avisar quando quiser usar o banheiro e esteja presente.
Quando a criança enfim conseguir avisar e ir ao banheiro normalmente,
 transforme em um momento de comemoração, fale que está orgulhosa e que daqui para frente será sempre assim, lembre a criança que se ela conseguiu uma vez, conseguirá das próximas!


Sobre o uso de prêmios e presentes, varia de família para família, evite chocolates e doces, se optar por presentea-la de algo de valor simbólico. Lembre sempre que o orgulho e comemoração dos pais é o maior presente e recompensa que a criança possa receber.


Durante todo o processo é muito comum que aconteçam acidentes, evite qualquer tipo de "correção", como tapas, ou dar aquela bronca na criança, isso pode traumatiza-la e por todo o processo em risco.
Apenas seja firme e diga que aquilo não está certo, que ja haviam combinado que a criança deveria avisar e fazer no lugar correto!


Evite colocar fraldas na criança para passeios, pois a criança ficara perdida recebendo informações contraditórias.
Quanto for colocar a fralda a noite, ou se optar pelo uso da fralda em passeios, não de muita atenção ao momento, oque antes era um momento de brincar, conversar e transformava em um momento de troca afetiva, transforme-o em um momento comum, sem importância, fazendo assim a criança entende que não será dessa forma que ela receberá sua atenção.
Portanto quando a criança pedir para ir ao banheiro sozinha, comemore e a deixe orgulhosa.

Desfralde noturno:

O desfralde noturno deve-se deixar para quando acriança já esteja habituada a usar o banheiro sozinha, desta forma ele se sentirá mais segura, para dar inicio ao processo de desfralde noturno tenha em mente que é comum que a criança deixe "escapar" até mais ou menos os 5 anos de idade.

Evite dar líquidos a noite, durante a madrugada o ideal é levá-lo a cada duas horas ao banheiro e tente descobrir em que horário, aproximadamente, ele costuma urinar. Então, procure acordar toda noite nesse horário para colocá-lo no vaso e, mais para frente, ensiná-lo a ir sozinho quando precisar.

Lembre-se sempre, um desfralde de sucesso depende primeiramente da criança estar preparada para isso, caso contrário, acabara gerando frustrações desnecessárias. Além de afetar a autoestima da criança acabará exposta e poderá desenvolver sintomas de distúrbios somáticos, e até ansiedade.

Bom mamães, espero ter ajudado, e estou com vocês nesse processo, espero em breve retornar contando minha experiência com o Miguel.
Sigam as dicas e não deixem de nos contar como está sendo o processo ai na casa de vocês!

 
Visite nossa Página no Facebook Página Diário das Mamães
Nosso Canal no YouTube Canal Diário das Mamães
e nosso Instagram: Intagram Diário das Mamães


Post por: Ludmilla Canto

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo