DECORAÇÃO: Quarto Montessoriano



   A ideia é muito bacana e você vai adorar conhecer sobre esse tipo de decoração de quarto infantil que está alinhada à pedagogia Montessoriana,
criada por volta de 1907 pela Maria Montessori, uma médica e educadora italiana, a primeira mulher a conquistar o diploma de medicina na Itália.
A proposta do método é estimular a criatividade e autonomia das crianças. Segundo a pedagoga, o quarto deve ser estruturado seguindo a ótica das 
crianças e não dos adultos, ou seja, de uma forma que a criança circule livremente pelo quarto, e que os brinquedos, livros, e brinquedos de acordo com a idade da criança estejam ao seu alcance, para que possa explora-lo com independência.


















Além de tudo isso, o quarto Montessori acaba saindo mais barato, pois muitos itens não são utilizados.Os objetos utilizados,
geralmente não são caros, são todos minimalistas,com simples prateleiras e brinquedos artesanais.
 Como montar um quarto Montessoriano?
vale lembrar que o fator decorativo não é a principal preocupação, e sim o bem estar da criança, e a autonomia que ela terá.

Como montar um quarto Montessoriano?

1: Tchau Berço!
No quarto montessori, um colchão ou cama bem baixinha, poderá substituir a cama, ou berço a criança
Caso você, assim como eu, não gosta da idéia do colchão colocado diretamente no chão, coloque um estrado, ou até mesmo um tapete de EVA.
Lembre-se sempre, em variar de acordo com a idade da criança.
se o bebê for pequeno, coloque almofadas em torno do colchão caso ela role durante a noite.


2 Acesso livre:Brinquedos, livros, cama... tudo precisa estar a mão das crianças, para que elas
tenham aceso livre a tudo que precisam.

3 Tamanho Proporcional: Escolha móveis pequenos, ao tamanho da criança, estantes, armários e baús.
Outra dica, para crianças maiores, Deixe algumas peças de roupa à mão para que ela possa opinar em que roupa vestir.


 Luíza Diener, mamãe e blogueira, montou todo o quarto do Benjamim com base no método de Maria Montessori, você pode conferir o exemplo de algumas coisas que falamos por aqui, como roupinhas ao alcance da criança, e o colchão no chão.
4 Espelhos: A idéia do espelho, não é definir algum padrão de beleza, a idéia é que a criança se conheça melhor.Não se esqueça: é importante que o objeto seja de acrílico e esteja bem fixao na parede, para não oferecer riscos.Quando o bebê ainda não sabe andar o espelho deve ficar na horizontal e depois pode ser colocado na vertical.

5-Segurança: É importante que a criança tenha tudo ao alcance das mãos, porém nem tudo. Portanto, degraus, escadas, tomadas e objetos muito pequenos que podem ser engolidos entram para a lista de coisas que ela não precisa ter por perto, ok?

Fica lindo não é mesmo mamães? Eu estou apaixonada, e pretendo fazer para o Miguel assim que ele tiver o quartinho dele. Em breve posto mais fotos, dicas e inspirações de quarto Montessori. Fiquem ligadas.
Gostou? deixe sua sugestão nos comentários!

 Ei psiu! Clique nos anúncios, é rápido fácil e ajuda MUUUITO o nosso blog!
Entenda melhor AQUI
Visite nossa Página no Facebook Página Diário das Mamães
Nosso Canal no YouTube Canal Diário das Mamães
E nosso Instagram: Instagram Diário das Mamães



© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo