Arte Gestacional, Pintura na Gravidez


A tendência mundial de influência britânica acaba de chegar ao Brasil. A baby bump painting, ou arte gestacional, é uma técnica de pintura na barriga de grávidas com os mais variados temas - desde "ultrassons" até mapas-múndi.
   
- As variadas linguagens artísticas são as preferidas das mulheres para registrar um dos períodos de maior singularidade e sensibilidade de suas vidas. Fotografias, molduras em gesso, músicas... Diversas delas conversam entre si para tentar traduzir o momento inicial da maternidade. E, no que diz respeito à arte, a criatividade e o novo não podem ficar de fora.
Entre as famosas que aderiram à novidade, está a cantora norte-americana Mariah Carey, quando estava grávida dos gêmeos Monroe e Moroccan, que popularizou a técnica nos Estados Unidos.

(Mariah Carey grávida dos gêmeos.)

- Na Inglaterra, a especialista em pintura de rostos Leila Searle, 27 anos, do condado de Dorset, pintou a primeira grávida durante um chá de bebê. De lá para cá, os pedidos para transformar barrigas em telas só aumentaram. Ela conta que os desenhos, geralmente, têm a ver com o universo da mãe e da criança, e incluem borboletas, flores e o nome do bebê. A parceria com a fotógrafa Samantha Prewett garante a perenidade da arte. Só a pintura, que dura cerca de uma hora, custa 35 libras -aproximadamente, 103 reais. Já o trabalho com as fotos inclusas, sai por 65 libras - pouco mais de 190 reais.

O material utilizado é o mesmo das pinturas faciais e, Leila garante, não fazem mal para o bebê. Pelo contrário, a profissional conta que a atividade é um momento de relaxamento para a mãe e o feto. "O bebê, muitas vezes, se move quando eu estou pintando, tenho certeza que eles são capazes de sentir. Geralmente, as mães dizem que é muito relaxante." Diz. Como na Inglaterra, o tema central mais escolhido pelas mães brasileiras também é o bebê. Os motivos são sugeridos pela gestante e decididos em conjunto, com a opinião do artista. "Para formar o desenho, levam em conta os pontos mais importantes da gestação, alimentos mais consumidos, sons e músicas marcantes, assim como momentos do dia e estações do ano. O significado do nome do bebê também influencia."Só depois de todo esse estudo e aprovação de esboço é que há um consenso da melhor imagem a ser representada na barriga da gestante.

Os artistas  criam as imagens em camadas: primeiramente com cores individuais e, aos poucos, dando forma e acrescentando sombras e detalhes. Por ser o mesmo material da maquiagem facial, a pintura sai fácil - geralmente, com lenço umedecido ou com água e sabonete. A pintura pode ser feita em qualquer fase da gestação. "Mas fica mais interessante quando feita a partir da 30ª semana." Dizem... 



Eu particularmente achei lindo e inspirador, e se eu estivesse grávida sem dúvida alguma deixaria de me informar mais e procurar alguém que faça, e faria com certeza algo que tivesse haver com aquele momento. E vocês? Oque acharam? 


Post por: Camila Bessa

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo